Oferecer chocolate para cães e gatos e alimentos não recomendados pode causar danos à saúde do seu pet
A Páscoa chegou e você pode estar pensado em agradar seu fiel escudeiro com um petisquinho açucarado. Pior seria se o seu pet alcançasse um pacote de chocolate que você esqueceu aberto em algum local da casa.
Adiantamos que essa é uma péssima ideia e vamos explicar os motivos pelo qual você deve ter muito cuidado para os pets não ingerirem tal tipo de alimento.
O chocolate é considerado um alimento tóxico para cães e gatos devido uma substância chamada teobromina, que não organismo do animal não consegue metabolizar como nós humanos. Ela está presente em todos os tipos de chocolate, quanto maior a concentração de cacau, maior será a concentração da substância. Chocolates amargos e em pó, possuem maiores concentrações.
Sintomas que cães e gatos podem apresentar ao ingerir chocolate:
- Vômito
- Diarreia
- Tremores
- Excitação
- Taquicardia
- Dificuldade de locomoção
- Respiração acelerada
- Convulsão
A intoxicação provocada pela ingestão de chocolate poderá aparecer entre 6 e 12 horas após o consumo e pode durar até 3 dias.
Quantos gramas de chocolate são necessárias para intoxicar cães e gatos?
Não é possível estabelecer uma quantidade segura para que um pet pode comer e sair ileso. Fatores como porte do animal e gramas de chocolate ingeridas influenciam nos sintomas citados acima que eles possam vir a apresentar.
Cães com até 3 kg, ao ingerir 35g de chocolate ao leite, podem apresentar diarreia e vômito e correm risco de morrer ao ingerir 170g. Se levar em consideração o chocolate amargo, com maior concentração de teobromina, a ingestão de menores quantidades (gramas) pode ser fatal. Por isso é muito importante estar atento e manter os chocolates sempre em locais seguros e distantes dos pets.
O que fazer se seu cão/gato comer chocolate?
Procure o mais rápido possível um veterinário, pois ele irá tomar todas as medidas possível para amenizar a intoxicação e manter seu animal saudável.
Chocolates próprio para pet
Caso você não queira deixar a páscoa passar em branco e presentear seu filho de 4 patas, saiba que existem alternativas de chocolate desenvolvidas especialmente para pets que não possuem teobromina em sua composição, pois trabalham apenas com aromas do chocolate.
Termômetro de Saúde Pet
A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de extremo interesse aqui na PetDriver.
Para te ajudar nos cuidados com o seu pet, criamos essa ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção.
A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet.
Utilize o Termômetro de Saúde Pet e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2
PetDriver – Junto de quem você mais ama
A PetDriver é o serviço de transporte pet pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.
Fonte: Dra. Danyelli Ornela – Formada pela faculdade UNIGRANRio em 2008. Trabalha com Clínica e cirurgias no Consultório Popular de Santa Teresa. Contato: [email protected] / (21) 3145-5055