Conheça os principais medos dos cachorros e veja como ajudar
Hoje, 6 de maio, é comemorado o Dia da Coragem. A data é uma homenagem àqueles que possuem a virtude de enfrentar situações emocionais, físicas ou moralmente difíceis.
Normalmente, os cães são animais que cumprem funções de proteção do lar e de seus tutores. Recentemente falamos sobre profissões caninas no artigo Os animais trabalham tanto ou mais que você e, dentre elas estão as de cães policiais, cuidadores e terapeutas, que desempenham nobres tarefas.
Apesar do nosso imaginário associar os cães a atos de bravura, existem cães medrosos e isso está associado ao seu temperamento e histórico de criação. Os principais sinais de medo que eles demonstram são choros, latidos, tremedeira, fazer xixi fora do local e se esconder.
É comum os cachorros se assustarem com barulhos muito alto como fogos de artifício, estouros ou trovoadas, pois sua audição é muito superior a nossa e capta sons 4 vezes mais distantes que nós humanos.
Existem cães que tem medo de pessoas e até mesmo de outros animais. Isso pode estar relacionado a falta de socialização enquanto filhote tendo pouco contato com outros seres. Os ambientes e experiências novas também causam desconforto à eles, como por exemplo, pular em uma piscina.
É importante que o tutor esteja alerta aos sinais que os pet dão quando se sentem ameaçados ou com medo:
- Esconder-se quando passa por uma situação diferente;
- Latir incessantemente;
- Tremedeira;
- Salivação;
- Rabo entre as patas;
- Rosnar;
- Recuar ou encostar na parede;
- Agitação excessiva;
- Ameaça de atacar;
E o que fazer para acalmar seu filhote assustado?
A associação positiva é uma técnica usada para educar os cães, é quando você condiciona um benefício a uma ação. Um exemplo muito simples é quando você dá a ele um petisco para ele buscar uma bola.
A técnica também pode ser usada para ajudar que ele perca o medo, à medida que ele tenha contato com uma situação estressante e se acalme, ganha um petisco ou um carinho. Lembrando que isso deve ser feito com cuidado e, de preferência, orientado por um especialista.
A nossa principal recomendação é que você consulte um profissional de sua confiança para avaliar o comportamento do seu pet e traçar uma estratégia cuidadosa para controlar o medo e proporcionar bem estar ao cãozinho.
De olho no bem estar de nossos peludos, o nosso blog vem trazendo artigos para ajudar a cuidar de quem você mais ama. Acompanhe a gente também nas redes sociais.
Termômetro de Saúde Pet
A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de extremo interesse aqui na PetDriver.
Para te ajudar nos cuidados com o seu pet, criamos essa ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção.
A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet.
Utilize o Termômetro de Saúde Pet e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2
Acompanhe outras publicações feitas aqui em nosso blog onde falamos sobre a saúde dos peludos:
Você já levou seu pet ao dentista veterinário?
Conheça quais são os exames e vacinas anuais recomendadas aos pets
Castrar os pets ajuda na prevenção do câncer de mama nas fêmeas
Saiba como imunizar seu pet contra a raiva e a importância da vacinação
PetDriver – Junto de quem você mais ama
A PetDriver é o serviço de transporte pet pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.
Fonte: Petz; Petlove; Doghero