Conheça os cuidados necessários para se deslocar com o seu felino com segurança e conforto
Dia 8 de agosto é comemorado o Dia Internacional dos Gatos. A data foi criada em 2002 pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal com o objetivo de conscientizar sobre os melhores cuidados com os felinos.
Pensando no bem-estar dos bichanos, criamos um artigo que vai ajudar na preparação para viajar de carro com o seu gato. Essa é uma preocupação comum entre os tutores, sabendo que gatos são animais sensíveis e podem ficar estressados com algum tipo de mudança repentina relacionada ao seu espaço físico.
Para transportar um gato ou qualquer outro pet em veículos, é importante que seus tutores tenham conhecimento de que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regulamenta o transporte de animais em veículos. O descumprimento das normas estabelecidas implica de infração leve a gravíssima. Sujeita a multas e perda de pontos na carteira.
Aqui na PetDriver nós seguimos todas as normas do CTB para que você e o seu filho de 4 patas tenham a melhor experiência com o nosso serviço. Além disso, adotamos protocolos extras, elaborados por especialistas, para que a viagem do seu gato transcorra com segurança.
Agora, vamos a algumas dicas práticas para que o transporte do seu bichano transcorra com segurança e o máximo de conforto possível para ele:
1 – Use sempre a caixa de transporte para alojar o gato dentro do carro. Transportar o animal fora dela é irregular e perigoso, pois pode tirar a atenção do motorista ao volante.
2 – Tenha uma caixa de transporte eficiente com um bom sistema de fechamento para evitar fugas, evite caixas que possuem os lados com tecido furadinho. É importante que a caixa tenha um tamanho adequado para que ele possa se acomodar confortavelmente. Prenda a caixa no cinto de segurança do veículo com firmeza.
3 – Acostume o gato a entrar na caixa de transporte o mais breve possível. Coloque alguns panos e brinquedos ou petiscos que ele gosta dentro e deixe-a aberta para que ele possa deitar ali no dia-a-dia. Assim, quando ele tiver que entrar na caixa para sair de casa, o local se torna menos desconfortável para ele, pois já estará habituado com o espaço.
4 -Borrife feromônios sintéticos dentro da caixa 15 minutos antes de alojar o animal, isso ajuda a minimizar o estresse do gato durante o transporte.
5 – Devido ao estresse, alguns animais podem urinar ou evacuar dentro da caixa de transporte. Compre fraldas de chão à venda em pet shops para o caso de alguma necessidade.
6 – Deixe para colocar o gato na caixa quando estiver prestes a sair de casa com ele, evite passar tempo excessivo ou desnecessário com o animal preso. Custa nada, vai?
7 – Leve a alimentação dele e quaisquer outros itens de uso regular para que ele se sinta à vontade no local para onde está sendo levado. Medicamentos e sedativos só devem ser usados se prescritos por um veterinário. Inclusive, vale levar o animal a uma consulta antes para avaliar se ele esta apto a viajar.
8 – Mantenha o ar condicionado do carro ligado para melhor conforto do animal dentro do veículo.
9 – Nunca deixe o gato sozinho dentro do carro. Nem por 1 minuto! É extremamente perigoso e o animal pode vir a óbito.
10 – Em longas viagens faça algumas paradas e com extremo cuidado e com uso de guias, retire o gato da caixa para que ela possa se esticar um pouco. Esteja com o carro todo fechado e com o ar condicionado ligado, para não correr o risco do animal fugir.
Dica Bônus: prepare uma identificação para o bichano com os seus dados para contado no caso de uma emergência. Incidentes podem acontecer.
Aqui na PetDriver nós somos apaixonados por gatos e já publicamos diversos artigos sobre saúde e bem-estar dos bichanos. Veja a seguir alguns temas que podem ser do seu interesse:
Aprenda a cortar a unha do seu gato em casa corretamente
Como identificar se o meu gato está doente?
7 dicas para cuidar melhor do seu gato
Termômetro de Saúde Pet
Para ajudar nos cuidados com o seu pet, criamos essa ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção.
A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet.
Utilize o Termômetro de Saúde Pet e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2
PetDriver – Junto de quem você mais ama! S2
A PetDriver é o serviço de transporte de animais domésticos pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.
Fonte: Petz, Cachorrogato, Petiko.