Aproveite o verão como deve ser: lazer e diversão!
Verão é sol, e esse calorão é um chamariz para ir pra rua e aproveitar de montão a estação mais brasileira do ano! Mas preste atenção, sem os cuidados necessários, o verão pode se tornar uma verdadeira “pedra no sapato” de alguns tutores com o seus peludos.
Uma das formas de garantir que o seu peludo curta o verão da melhor forma possível ao seu lado, é o uso de protetor solar para pets. Por isso, nossa parceira Petlove compartilhou dicas importantes do que você precisa saber sobre o assunto para garantir o melhor para quem você ama. Acompanhe.
Protetor solar para cães e gatos
Um dos principais cuidados com o pet em dias quentes é a proteção solar, assim como é com os humanos. Porém, nem todos os tutores seguem à risca esse cuidado, deixando muitos cães e gatos desprotegidos e expostos aos efeitos cumulativos da radiação ultravioleta (UV).
Aplicar protetor solar no pet ajuda a promover benefícios a longo prazo, pois é a melhor forma de prevenir doenças como: dermatite solar, doenças de pele autoimunes e câncer de pele em cães e gatos, principalmente os mais claros.
A doença foto induzida pelos raios solares mais comum é a dermatite solar, conhecida também como dermatite actínica. Ela é caracterizada por lesões de queimadura devido à exposição aos raios solares, e o maior problema é que essas lesões podem evoluir para um câncer de pele, muitas vezes de difícil tratamento.
Prevenir é a melhor solução e as dicas a seguir facilitam a rotina de cuidados com a pele do pet no verão:
- Utilizar protetor solar de uso veterinário, com espectro de ação contra raios UVA e UVB, de preferência com filtros minerais, pois são hipoalergênicos e não irritantes.
- Aplicar nas regiões do corpo com menos pelos, como orelhas, região do focinho, barriga, virilha e axilas.
- Redobrar o cuidado com raças de pelagem curta e pele de pigmentação clara como Beagle, Boxer, Bull Terrier, Dálmata, Pit Bull, Bulldog e Whippet, assim como gatos brancos. No entanto, animais de outras raças e cores também são acometidos pela radiação UV.
- Evitar a exposição solar das 10h às 16h.
- Proteger o pet mesmo em dias nublados ou em ambientes internos. A radiação UVA é capaz de atravessar o vidro da janela, e a luz solar refletida no piso também pode alcançar a pele.
- Reaplicar o protetor solar a cada 2 horas.
- Oferecer algum alimento logo após a aplicação do protetor solar para o pet ficar entretido e não tentar remover o produto.
Outros cuidados com o pet no verão
Nessa época do ano, as patas do pet podem entrar em contato com o chão quente, areia e água salgada. Por isso, uma dica é aplicar loção hidratante para coxins ou almofadinhas das patas, que ajudam a prevenir ressecamento e queimaduras.
Outro cuidado é em relação aos olhos dos pets, que ficam expostos ao calor e ao vento, que podem causar secura ocular, desconforto e coceira. Para ajudar o pet com isso, o ideal é pingar uma gota de lubrificante oftálmico em cada olho, antes ou após passeios e banhos, pois ajuda a higienizar e prevenir o ressecamento ocular.
Viagens, festas e presença de novas pessoas, são situações comuns no final do ano e podem estressar o pet. Por isso, é importante proporcionar um local tranquilo e aconchegante. Uma boa opção para esses casos é borrifar spray com óleos essenciais no ambiente, pois é uma maneira de ajudar a acalmar e promover sensação de bem-estar para cães e gatos.
Com as orientações acima, água à vontade, alimentação de qualidade e controle de pulgas, carrapatos, mosquitos e verminoses, seu pet fica protegido e preparado para aproveitar o verão.
PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2