Cuidado! Época de proliferação de parasitas!

Como cuidar para que o seu peludo não seja alvo nessa época

No verão, a proliferação de parasitas aumenta, pois o clima é extremamente favorável para eles! O calor e a umidade são fundamentais para que as pragas e parasitas se multipliquem, e com isso, nossas casas e principalmente os peludos acabam sendo alvos desses invasores indesejados.

Por isso, para que você fique por dentro, trouxemos uma relação dos principais parasitas dessa época do ano e como evitá-os! Olha só:

Pulgas

O calor acelera o ciclo de vida das pulgas, aumentando sua reprodução. Este parasita causa coceira intensa, dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP) e anemia em casos graves. Para prevenir, faça o uso de anti pulgas tópicos, orais ou coleiras específicas, além de manter a limpeza do ambiente em dia.

Carrapatos

O calor favorece a atividade e reprodução dos carrapatos, que podem infestar tanto o pet quanto o ambiente. Esses bichinhos transmitem doenças graves, como erliquiose e babesiose, conhecida como doença do carrapato, podendo levar a sintomas como febre, apatia e anemia.

Faça uso de produtos acaricidas, além de inspeções no corpinho do pet após os passeios, principalmente em parques ou pet paces, e mantenha também a limpeza do local em dia.

Mosquitos como o Aedes Aegypti

A combinação do calor e umidade aumenta a reprodução dos mosquitos, inclusive o conhecido e temido mosquito da dengue! Essas pragas transmitem doenças como a dirofilariose, o verme do coração, e também a leishmaniose.

Faça o uso de repelentes específicos para pets, use telas de proteção em casa e mantenha em dia as vacinas contra doenças como a leishmaniose.

Vermes gastrointestinais

O contato com o solo contaminado e água parada aumenta a exposição a ovos e larvas de vermes. Esse parasita pode causar diarréia, vômito, emagrecimento e, em casos mais graves, obstrução intestinal. 

A vermifugação regular e os cuidados com a higiene são fundamentais, evitando o contato com áreas contaminadas.

Bicho geográfico

A larva Migrans Cutânea são animaizinhos que podem ser expostos em locais com areia ou terra contaminadas por fezes infectadas, como praias, parques e praças. Essa larva penetra na pele, tanto dos animais quanto dos humanos, causando coceira, inflamação e lesões

Evite frequentar essas áreas, principalmente locais com aspectos de falta de cuidado e manutenção e mantenha a vermifugação em dia.

Piolhos

Sim, embora menos comuns que as pulgas, a alta temperatura favorece a proliferação em ambientes e pets. Eles provocam coceira intensa, irritação na pele e, em casos graves, podem transmitir outros parasitas, como tênias.

Para prevenir, mantenha a higiene regular do ambiente e use produtos específicos para eliminar piolhos.

Cuidados diários do verão!

É importante sempre considerar do dia a dia:

  • Manter o ambiente limpo e seco para dificultar a proliferação da grande maioria dos parasitas
  • Usar produtos preventivos como antiparasitários tópicos ou orais nos pets, sempre com a orientação do vet.
  • Verifique frequentemente a pele, o pêlo e as orelhas do peludo, especialmente após os passeios ao ar livre.

Agora que você já sabe quais são os inimigos da estação, aproveite para fazer os check ups regulares do seu peludo para garantir que a saúde dele esteja sempre em dia! A PetDriver é uma frota focada na saúde e bem-estar dos pets, com rigorosos padrões de limpeza e higienização do veículo a cada corrida, garantindo que humanos e animais tenham uma experiência única em cada corrida, sem riscos de contaminação!

Agende sua corrida em seu Super App e garanta um motorista parceiro na porta da sua casa no dia da sua visita ao vet!

Se você ainda não é PetDriver, baixe agora o Super App e viva a experiência de ter uma frota inteira a favor da sua rotina com o seu pet, além de uma plataforma inteira que entrega benefícios e vantagens únicas!

PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2

No votes yet.
Please wait...

Veja mais postagens relacionadas