Em época de Olimpíadas, conheça 5 esportes caninos para praticar com o seu pet
A prática de esportes na rotina dos peludos transforma e muito a vida deles. Através de atividade física regular é possível acabar com uma série de problemas de comportamento dos pets. Essa rotina de colocar o corpo em movimento, exercitar os sentidos e estimular o cognitivo dos cães, além de apenas gastar energia, é um estímulo saudável que entrega qualidade de vida e longevidade para eles.
A princípio, existem várias modalidades, que inclusive, são famosas no mundo todo, mas que podem ser praticadas em qualquer lugar. E já que estamos no clima esportivo das Olimpíadas, que tal explorar o lado atleta do seu cãozinho? Por isso, trouxemos 5 esportes caninos que nossa parceira Petlove compartilhou conosco, que o seu pet pode facilmente virar um adepto! Olha só:
Agility
Esse é o esporte canino mais famoso! O agility, ou agilidade, é um circuito com uma série de obstáculos como gangorras, túneis e rampas onde o pet precisa percorrer no menor tempo possível.
Por mais que as raças Border Collie, Pastor de Shetland e Boiadeiro Australiano sejam considerados os mais aptos, o agility pode ser praticado por cães de todas as raças e tamanhos.
Foto: Petlove
Natação
Nado cachorrinho? Que nada! A natação é um dos esportes mais amados pelos cães, principalmente por aquelas raças que adoram água, como o Golden Retriever e o Labrador Retriever.
É excelente para cães acima do peso, pois consome muita caloria,e também pode ser uma ótima ajuda para tratar problemas articulares, como artrite e artrose, e problemas musculares também.
Mas atenção! Antes de colocar o pet na natação, saiba que nem todo cachorro sabe de fato nadar, diferente do que muitos pensam. Portanto, se o seu cão faz parte das raças que possuem essa dificuldade, use um colete salva-vidas apropriado para cães.
Foto: Petlove
Canicross
Embora seja simples, esse esporte canino requer um bom condicionamento físico, tanto para o pet quanto para o tutor. O canicross nada mais é do que uma corrida para cão e humano, que são interligados com uma guia elástica. O cão utiliza um peitoral que fica preso à cintura do parceiro humano.
Foto: Petlove
Flyball
Se o seu cão é louco por bolinhas ele vai amar o Flyball! Esse esporte para cães é como na brincadeira de jogar e pegar a bolinha, porém, é praticado com uma equipe de 6 cães.
Funciona assim: cada cão precisa passar por um percurso repleto de obstáculos para chegar até uma espécie de caixa, pegar a bolinha e levá-la para seu humano. As disputas chegam a ser emocionantes!
Rastreamento
Se você tem um Beagle ou um Pastor Alemão em casa, saiba que ele vai adorar esse esporte canino! No rastreamento, o cão é desafiado a encontrar algum alimento ou objeto por meio de algumas pistas usando o seu super olfato.
Para praticar essa atividade em casa, você pode esconder um petisco ou alimento úmido com cheiro forte em algum lugar e deixar algumas pistas para que o pet possa encontrá-lo. No final da brincadeira, aquela festa reforça e muito o empenho e esforço do pet (além do petisco, é claro!).
Foto: Petlove
Dica bônus!
Lembre-se! Cada cão é único. É muito importante ter ciência das limitações do cão e escolher um esporte que se encaixe nelas. Por exemplo, o canicross não é uma boa pedida para cães idosos ou com sobrepeso e a natação costuma não ser uma boa para cães com patinhas encurtadas, como Daschund por exemplo,
O ideal é que você consulte seu vet de confiança para garantir que ele esteja apto para a prática de exercícios, pois qualquer esporte requer um bom condicionamento físico, assim como para os humanos!
Descubra um universo pet friendly recheado de possibilidades com a gente e leve uma vida leve ao lado de quem você ama.
PetDriver – Viva junto de quem você ama. S2