Cães e gatos também sentem frio e precisam de cuidados especiais no inverno
Estamos enfrentando as semanas mais frias do ano neste mês de julho. As quedas bruscas de temperatura podem causar desconforto aos animais e provocar doenças, por isso, mantenha seus cães e gatos aquecidos com as nossas dicas.
Primeiramente, é preciso saber identificar quando os animais estão sentindo frio. Observe se as patas e as orelhas estão mais geladas que o normal, se apresentam tremedeira, se estão encolhidos demais ou se apresentam alterações no comportamento, como prostração, por exemplo.
- Invista em uma roupa quentinha e confortável para agasalhar seu pet. A roupa não pode ser muito justa para não prejudicar a mobilidade do animal, uma boa medida é ter pelo menos 1 dedo de distância entre o corpo dele e o agasalho. Tenha mais de uma e lave-as com frequência.
- Coloque à disposição do cão ou do gato casinhas e caminhas onde ele possa se abrigar, de preferência, longe de correntes de vento. Se você mora em casa e os pets habitam as áreas externas, permita que os animais fiquem abrigados do lado de dentro durante os meses mais frios do ano.
- Dê banho nos cachorros em horários do dia que são mais quentes, entre 10h e 15h, e seque a pelagem dele com muito cuidado. Se você dá banho em casa, escolha dias ensolarados e utilize água morna quando possível. Se necessário, seque os pelos com a ajuda de um secador. Considere aumentar a periodicidade de banhos.
- Se possível, procure fazer os passeios com os cães nos períodos mais quentes do dia. Caso o dia esteja chuvoso, seque os pelos do animal logo que chegar em casa.
- Os animais filhotes, idosos ou com problemas de saúde são mais sensíveis ao frio. Fique atento aos sinais comportamentais deles e redobre os cuidados.
- Fique atento à alimentação e à hidratação do animal, especialmente os gatos, que normalmente bebem pouca água. No inverno, bebem menos ainda.
- Vacine o seu cachorro contra a gripe canina. Transmissível somente entre os cães, o vírus H3N8 pode causar tosse, coriza, espirros e até febre. Em animais com saúde mais frágil, a doença pode evoluir para uma pneumonia.
- Os gatos podem desenvolver doenças respiratórias como a rinotraqueíte felina. Os sintomas são semelhantes aos da gripe canina e o contágio se dá somente entre as espécies, não sendo transmissível aos humanos. Esteja com as vacinas dos animais em dia e evite contato com animais contaminados ou que você não saiba a procedência antes de uma avaliação veterinária.
- Estimule que cães e gatos se exercitem através de brincadeiras e atividades. Durante o frio, os animais costumam ficar menos ativos.
- Escove o seu gato com maior frequência, já que no inverno eles se lambem mais e podem desenvolver bolas de pelos no estômago.
Termômetro de Saúde Pet
A saúde e o bem-estar dos peludos é assunto de extremo interesse aqui na PetDriver.
Para te ajudar nos cuidados com o seu pet, criamos essa ferramenta inteligente que vai avaliar a saúde veterinária e nutricional do animal através de perguntas objetivas sobre diversos temas. Ao final do teste, será gerada uma pontuação e você receberá recomendações nos quesitos onde precisa dar maior atenção.
A ferramenta analisa a saúde de cães e gatos gratuitamente, mas não substitui avaliação periódica feita por um médico veterinário. Esteja sempre em dia com as consultas do seu pet.
Utilize o Termômetro de Saúde Pet e saiba se a saúde do seu pet está em dia! S2
PetDriver – Junto de quem você mais ama
A PetDriver é o serviço de transporte pet pioneiro no Brasil. Baixe o app e chame a PetDriver sempre que precisar se deslocar com o seu cão ou gato.